domingo, 19 de setembro de 2010

música por causa de um filme

Hoje, depois de ontem ter ido ver um dos melhores documentários realizados por um português - Ruínas - de Manuel Mozos, só me apetece ouvir música. E por que não partilhá-la?!

Do documentário - pleno de planos fichos - ficaram duas imagens poderíssimas: a do Sanatório da Serra da Estrela (LINDO!) e a das Minas de S. Domingos (POÉTICAS). Tenho de as ir visitar um dia.

Também ficou uma história de amor: a da Henriqueta e da Etelvina. Macabra, forte, estranha.

Ainda sobre o documentário, o realizador seleccionou espaços em Portugal (de Norte a Sul) que estão abandonados ou assim parecem (o caso do Museu Barco bacalhoeiro não está, supostamente, abandonado) mas que ainda assim conseguem contar as histórias das pessoas que os habitaram.

Manuel Mozos encontrou mais de 400 espaços abandonados no nosso país (hospitais, hóteis, pensões, sanatórios, colégios, restaurantes, minas...) mas na impossibilidade de os mostrar todos em 60 minutos, teve de escolher, e pelo que vi, escolheu muito bem. O documentário é lindo e apesar de só haver imagens de abandono, o filme está cheio de vida: a vida que ocupou todos aqueles espaços.

Sem comentários: